sexta-feira, outubro 27, 2006

Revolto-me

Caríssimos contributários desta folha de papel virtual:

Há algo que me tem apoquentado seriamente nos últimos dias da minha ínfima existência neste planeta que partilhamos.

Penso mesmo que estamos em presença de uma Cabala (feminino de cabalo, i.e. animal equídeo proveniente do Puorto, i.e. tipa com quem o cavalo vai beber uns copos à noite após uma longa e proveitosa conversa on-line no blá).

Diria mais … (mas acho que já fui suficientemente explícito e não me apetece fazer um croqui).

Bem, voltando ao que interessa, a conspiração (atchim) …

O nosso Ministério da Educação anda a conspirar no sentido de, finalmente, após anos de estudo, proceder a uma alteração no enquadramento do ensino da Língua Portuguesa.

Estão em cima da mesa projectos que fariam levantar do tumulo o nosso querido e bem-aventurado Afonsinho (o tal que dava porrada na mãe de caixão à cova). Suspeito inclusive que, com alguma dificuldade é certo, seriam capazes de por o José, daquela nossa terra interior tão famosa, a gostar de mulheres.

Senão vejamos (excertos de um documento de análise de competências e níveis de desempenho necessários para que seja atribuído um certificado de Português aos cidadãos não nacionais):

Compreensão do Oral:
- Interpreta uma ordem, um pedido, um recado
- Retém informação a partir de um enunciado oral
- Identifica intervenientes em contos orais
- Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora)
- Interpreta a mensagem do interlocutor
- Reconhece os objectivos comunicativos do interlocutor
- Varia entoação de frases de acordo com a intencionalidade
- Reconhece o objectivo comunicativo do interlocutor através de indícios não linguísticos

Expressão do Oral:
- Utiliza formas de tratamento adequadas ao contexto
- Formula pedidos, dá ordens e informações tendo em conta a situação e o interlocutor
- Descreve cenas e objectos observados
- Regula a participação nas diferentes situações comunicativas
- Interage verbalmente de forma confiante no contexto
- Inventa histórias a partir de ilustrações
- Utiliza vocabulário diversificado
- Exprime-se de forma clara e audível
- Interage verbalmente com confiança no contexto
- Exprime-se por iniciativa própria, ou quando solicitada
- Utiliza variações expressivas da Língua Oral
- Utiliza estruturas sintácticas de subordinação
- Capacidade de usar o conhecimento da língua como instrumento na aprendizagem

- fim de transcrição –

Confesso que não sou capaz de continuar…

Temos que fazer algo URGENTE !!!

Não podemos permitir que os cidadãos de outros países sejam tão mal tratados !!!

Assinado: CGTP (Confederação dos Gajos Tarados por Português).

1 comentário:

um_2 disse...

mas o acto de orar é tão lindo.

a oral então é uma actividade única.

alivia o espirito e acalma a alma.

oremos...